quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MORAR NO PERÚ



Mudar de País, sempre exige algum tipo de burocracia, e no Peru não é diferente!
Para que você possa morar e trabalhar legalmente aqui, é necessário emitir um documento chamado "Carnê de extranjeria", e consegui-lo é fácil, porém trabalhoso. Existem vários casos em que você pode solicitar este documento: se você é casada com Peruano, se você veio à trabalho, etc...No meu caso solicitei o documento através do acordo MERCOSUL, abaixo estão listados todos os documentos necessários e suas particularidades:

obs: Todas as taxas que estão descritas abaixo devem ser pagas em uma agência do Banco de la Nación, não é necessário nenhum boleto, somente ir até o caixa e falar qual taxa você quer pagar.

- Uma cópia do seu passaporte válido ou RG (desde que a data de expedição seja igual ou inferior a 10 anos)

- Antecedentes criminais do Brasil: você encontra esse serviço na página da polícia federal e é emitido pela internet mesmo, porém esse documento precisa ser apostilado para ter validade aqui, esse trabalho de apostilamento é realizado em cartórios;

Aqui no Peru você terá que tirar 3 antecedentes, e no site www.gob.pe você encontra todos os locais onde pode ir para tirar cada um deles, dependendo do local onde você tiver...abaixo eu vou escrever os endereços de onde eu fui aqui em Lima.

- Antecedentes Penales do Peru: A taxa deste antecedente atualmente é de S/ 52,80, e você terá que comparecer com o comprovante de pagamento e passaporte no local. Eu fui no endereço: Av. Abancay cuadra 5 - Centro de Lima. Eles irão tirar uma foto, fazer algumas perguntas como nome dos seus pais, e nada mais, é bem tranquilo porém a fila estava um pouco grande, fiquei lá por 2 horas.

- Antecedentes Judiciales do Peru: A taxa deste antecedente atualmente é de S/ 37,70, e você terá que comparecer com o comprovante de pagamento e passaporte no local. Eu fui no endereço: Jr. Lampa, n° 450 - Cercado de Lima. Aqui também irão tirar uma foto e fazer as mesmas pergutas, foi bem mais rápido fiquei apenas 30 minutos no loca.

- Antecedentes Policiales do Peru: A taxa deste antecedente atualmente é de S/17, e você terá que comparecer com o comprovante de pagamento, uma ficha que te dão no banco de La Nación depois que você paga a taxa e o seu passaporte no local. Eu fui no endereço: Av. Aramburu 550 - Surquillo. Atualmente a fila neste local está muito grande devido a grande quantidade de imigrantes venezuelanos que estão aqui, e o sistema é bem lento e as vezes pode ficar horas sem funcionar. Fiquei na fila por 13 horas. Eles tiram foto, colhem todas as digitais, fazem algumas perguntas, tipo onde você mora, peso, altura, nome dos seus pais.

- Realizar o pagamento de uma taxa que atualmente é de S/117,60 por "derecho de trámite", e com o número gerado no comprovante você vai até o site www.migraciones.gob.pe e marca uma data para comparecer ao local (no site existem vários locais, você verá qual está mais perto de você). Neste site você imprime um formulário denominado "Formulário 04" e preenche. E no final quando houver gerado a sua data imprima também o formulário preenchido que aparece na internet pois é a sua garantia que você marcou.

- Você precisa também fazer uma declaração por escrito de acordo com o convênio Mercosul, o modelo do formulário está no site, mas eu não levei e eles me deram na hora (já havia solicitado informações na imigração e eles já tinham me informado que este documento eles dão na hora mesmo, mas caso prefira também pode levar já feito).

Com todos esses documentos entregues na imigração, se estiver tudo ok o prazo para entrega do Carnê de extranjeria é de 30 a 60 dias.

Espero que este texto tenha sido útil para você, e caso tenha alguma dúvida pode deixar nos comentários

Até o próximo post =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário